Boa noite, caros leitores =D
Venho, mais uma vez, com um assunto off topic: marketing, propaganda e pessoas. Para os desentendidos do assunto, não há necessidade de fugir, pois não vou entrar em termos técnicos ou dar aquela aula teórica de benchmarking.
Hoje eu quero aproveitar esse "espacinho virtual" pra falar sobre uma das minhas maiores paixões, uma das maiores, que fique claro, porque a maior ainda é você amor ❤ falar sobre como a propaganda e o marketing podem influenciar as pessoas de modo positivo.
Quando estava prestes a sair do ensino médio, comecei a pesquisar tudo que é tipo de graduação possível, fiz um trilhão de testes vocacionais e questionários comportamentais, testes de QI, QE e tudo que se possa imaginar, para descobrir o que eu queria fazer da vida. Aí, após chegar a algumas possibilidades, entre elas: jornalismo, publicidade e propaganda, comunicação social e administração, comecei a pesquisar os cursos oferecidos na região, as grades curriculares, as instituições, tudo. Para quem não sabia absolutamente nada sobre como seria um curso superior, eu aprendi muuito em dois meses.
Então, terminado o ensino médio, eu já sabia o que queria fazer: administração de empresas com linha de formação em marketing. Aí você deve estar se perguntando: "- Mas wth? Essa nem era uma opção!" Sim, sim, eu sei! Acontece que, na grade curricular, na proposta de mercado e em todos os quesitos analisados, o marketing se mostrou a melhor opção porque é como se fosse o senhor das graduações de comunicação, aquele que fuça o mercado e descobre ou dita novas tendências, aquele que indica qual será o preço cobrado, que cria novas marcas, aquele que pesquisa as pessoas, o que elas gostam e ainda te dá inúmeras possibilidades e ferramentas; te permite trabalhar com publicidade e propaganda, te permite ter o lado de relações públicas, o lado jornalista, te permite ser vários profissionais em um só, uma espécie de multifuncional dos profissionais.
Quanto mais eu avançada na faculdade, mais eu ia me apaixonando por essa coisa chamada marketing. Sim, caros leitores, os primeiros semestres são aquela crap. Se aprende filosofia, sociologia, psicologia, custos, contabilidade, tga, microeconomia, macroeconomia, recursos humanos e todas as disciplinas de administração, afinal, não era apenas marketing, então tinha o lado empresarial da coisa toda. Tive que aturar TRÊS semestres de direito, desde direito básico até direito institucional o que, convenhamos, é uma crap maior ainda. Se você não conhece, melhor nem querer saber /fikdik
E, voltando para a parte importante porque eu nunca sei simplificar as coisas e falo por demais, acho que é esse o motivo de ter me saído melhor nos testes vocacionais para o lado da comunicação. Alguém duvida?, o marketing cria, inova, faz as pessoas sentirem desejo por uma marca ou produto; o marketing conquista mercados, arrasa concorrência e, quando bem planejado, traz ao mundo coisas lindas e emoções que fazem qualquer esforço acadêmico ou profissional valerem a pena. Aqueles QUATRO anos se matando de trabalhar para pagar a faculdade, todo o dinheiro com o transporte, os dias de chuva em que seu cabelo arrepiava no ônibus que nunca fecha as janelas; todo o dinheiro gasto com xerox, todas as noites mal dormidas por causa daquela maldita prova. Todo o tempo perdido em um trabalho, desenvolvendo uma promoção, um banner, uma ideia inovadora que abrirá portas para o seu produto; qualquer esforço é válido quando o resultado faz as pessoas sorrirem. Quer um exemplo disso?
A Brastemp desenvolveu uma campanha sensacional, provavelmente a mais bacana que eu já vi /até hoje!
Ela criou um spot e o transmitiu, simultaneamente, em ONZE estações de rádio de São Paulo, num dia qualquer. O lema da campanha é "uma inspiração muda tudo" e ela convida as pessoas, trancadas em seus carros, a sorrirem para o motorista do carro ao lado. Se o mesmo tiver ouvido a notícia, deve sorrir de volta. O resultado? Extraordinário!
Ela criou um spot e o transmitiu, simultaneamente, em ONZE estações de rádio de São Paulo, num dia qualquer. O lema da campanha é "uma inspiração muda tudo" e ela convida as pessoas, trancadas em seus carros, a sorrirem para o motorista do carro ao lado. Se o mesmo tiver ouvido a notícia, deve sorrir de volta. O resultado? Extraordinário!
Veja o vídeo e me diz se não é a campanha mais emocionante que você já viu, ao menos uma delas ;)
Quer ver o vídeo no youtube? Então clique aqui
Agora me diz se a expressão no rosto das pessoas não é de fazer qualquer sacrifício ser válido? Todo o trabalho é premiado e não com bônus, comissões ou horas extras, mas com um belo sorriso no rosto de muita gente. Eis aí a maior gratidão que um ser humano pode receber ;)
Quer ver o vídeo no youtube? Então clique aqui
Agora me diz se a expressão no rosto das pessoas não é de fazer qualquer sacrifício ser válido? Todo o trabalho é premiado e não com bônus, comissões ou horas extras, mas com um belo sorriso no rosto de muita gente. Eis aí a maior gratidão que um ser humano pode receber ;)
0 comentários:
Postar um comentário